As evidências projetam que as pessoas com 65 anos ou mais dupliquem até 2050 e que o número de pessoas com 85 anos ou mais aumente de 14 milhões para 19 milhões até 2020 e para 40 milhões até 2050. Até que ponto a sociedade está organizada para responder a este fenómeno de viver mais tempo do que os nossos antepassados? Temos de preparar o envelhecimento e criar condições para envelhecer bem e com suporte especializado na área das necessidades de cada indivíduo. Para atender aos desejos, aos empreendimentos, aos direitos e às carências dessa população, surgem iniciativas e serviços diversificados de forma a permitir a inclusão social e proteger a saúde e o bem-estar até ao último acontecimento de vida.

Hoje envelhecer é uma oportunidade, para viver e florescer, à qual temos de prestar atenção, para que possa ocorrer com saúde e bem-estar, e de preferência em casa e na comunidade.

A Unidade Curricular de Saúde e Desenvolvimento Comunitário no Envelhecimento inserida no curso de Mestrado em Gerontologia Social e Comunitária proporciona aos mestrandos o contato com uma diversidade de conhecimentos, contextos e atuações especializadas realizadas no domínio do envelhecimento. Perspectivado de modo sistémico, pretende-se que o envelhecimento dos humanos possa ser bem-sucedido e se desenvolva com saúde, qualidade de vida e apoio social especializado às necessidades das pessoas mais velha da comunidade. Por conseguinte, vários especialistas no terreno virão partilhar a sua experiência com os mestrandos e estes poderão ir observá-la. Contextualizados na corrente das dinâmicas do “Envelhecimento na Comunidade” e com o intuito de estar em proximidade com a comunidade e com a sua realidade atual, em cada edição os mestrandos irão colaborar na realização de um evento que contemple a saúde e o desenvolvimento comunitário no envelhecimento, que se designa de “Seminário Ibérico de Psicogerontologia,e Seminário Ibérico de Gerontologia Social e Comunitária”, que todos os anos abordará uma nova temática e/ou problemática da sociedade contemporânea escolhida pelos alunos.

Os mestrandos são convidados a consultar e participar no Website do ODEA-IPBeja de Proximidade com a Comunidade que se encontra na página do IPBeja ou a aceder ao LINK https://odeaipbeja.wixsite.com/odeaipbeja.

Os conteúdos desta unidade curricular estão direcionados para a aplicação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante o curso, proporcionando a transferência das aprendizagens realizadas e a sua aplicação em conformidade com as necessidades comunitárias e sociais identificadas.

Através de uma abordagem integradora da diversidade Metodológica do trabalho de investigação (métodos quantitativos, qualitativos e mistos) será realizada uma reflexão sobre o processo investigativo desde a formulação do problema à redação do documento final, passando pela constituição da amostra e escolha dos métodos e técnicas mais adequados para a recolha, tratamento, interpretação e apresentação dos dados. Pretende-se que os alunos possam desenvolver competências de análise, espírito crítico, criativo e tomada de decisão para a realização de uma investigação que deverá ser conduzida no sentido de, após a análise dos dados, ser proposta uma intervenção.

Assim, a presente unidade curricular constitui-se como um suporte à elaboração de uma proposta de um projeto de intervenção enquadrado na área da Gerontologia Social e Comunitária. No decurso da unidade curricular será feito um acompanhamento do trabalho de investigação desenvolvido por cada um dos mestrandos.