Os estudos demográficos têm apresentado o envelhecimento populacional como um dos mais importantes fenómenos do século XXI. Fenómeno que afeta todas as formas de organização social, cultural, educacional, económica e política. À medida que a ciência médica, a saúde pública e a tecnologia avançam, a vida humana tem crescido progressivamente mais, obrigando a apresentar novas respostas sociais e inclusivas, novas políticas de envelhecimento e à criação de novos serviços de apoio ao envelhecimento saudável. Os avanços na ciência e na medicina aumentaram a longevidade e é preciso saber lidar de forma consciente com esta oportunidade de viver mais tempo, mas também, com qualidade de vida. Tecnologias inovadoras têm surgido para atender às necessidades identificadas  e enfrentadas por um mundo cada vez mais envelhecido. A sociedade contemporânea tem-se movimentado no sentido de reconhecer e promover a dignidade das pessoas em todas as idades, defender a inclusão e promover a educação ao longo da vida. Compreender o envelhecimento como um valor de vida do nosso tempo tem sido um objetivo compartilhado pelas sociedades em todo o mundo, que têm trabalhado de forma concertada em vários projetos multidisciplinares, a nível local e global, para viabilizar uma longevidade com dignidade e qualidade de vida.

Os conteúdos apresentados nesta Unidade Curricular incluem a apresentação, o conhecimento e a compreensão dos modelos que têm sido utilizados na organização social face ao fenómeno contemporâneo do envelhecimento e longevidade. Evidenciam-se os contributos da investigação e práticas da Gerontologia Educacional e da Gerontologia Social.

Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma formação científica especializada no domínio da Gerontologia, que lhes permita desenvolver competências de atuação conducentes a boas práticas, integradas em contextos identificados, que conduzam à educação, ao desenvolvimento harmonioso e à aprendizagem significativa das pessoas maiores, envolvendo e responsabilizando os atores da comunidade.



Com Esta UC, pretendemos:  Analisar quantitativamente a distribuição dos fenómenos de saúde/doença, e os seus fatores condicionantes e determinantes, nas populações humanas; avaliar da eficácia das intervenções realizadas no âmbito da saúde pública; conhecer os principais processos de interação social, psicológica e biológica no âmbito da promoção do exercício físico e da saúde; conhecer tipos de estudos epidemiológicos;

Compreender os conceitos e teorias relacionadas com a reabilitação e o envelhecimento; reconhecer as principais implicações que o processo de envelhecimento pode ter no desempenho ocupacional do idoso; conhecer as principais metodologias de avaliação, planeamento e intervenção.

Identificar os vários grupos e tipos de alimentos e nutrientes, classificação e análise biológica e a sua utilização pelo homem;

Estabelecer as relações mais significativas e atuais entre a alimentação e a saúde, com particular destaque para as desordens do metabolismo energético e da composição corporal;

 


A Psicologia da Saúde surge como a aplicação dos conhecimentos e das técnicas psicológicas à saúde, à doença e aos cuidados de saúde, perspetivando o estudo do papel da psicologia como ciência e como profissão nos domínios da saúde, da doença, da promoção da saúde, prevenção do risco e da prestação dos cuidados de saúde. Por conseguinte, o seu campo de investigação abrange várias áreas, domínios e aspetos de avaliação, destacando-se nos últimos tempos uma preocupação dos investigadores pelos estudos da dor e comportamento de dor, stresse, emoções e acontecimentos de vida, processos de coping, apoio social, estado de saúde e qualidade de vida relacionada com a saúde, doenças, sintomas, alterações funcionais, reabilitação, expectativas, experiência e avaliação dos cuidados de saúde, diferenças individuais e demográficas, crenças acerca das causas das doenças, crenças e conhecimentos acerca das doenças e da saúde, comportamento relacionado com a saúde.

O psicólogo da saúde ou qualquer outro profissional que tenha como referência o conhecimento e as práticas realizadas neste âmbito, deverá ter competências de investigação que lhe permitam empreender e desenvolver uma investigação no domínio da saúde que contemple as principais categorias de avaliação em contextos de saúde (incapacidade funcional, bem-estar psicológico, saúde social, qualidade de vida e satisfação com a vida, dor e saúde geral), bem como a organização das medidas de saúde em categorias (como a capacidade funcional, estado de saúde, bem-estar psicológico, redes sociais e suporte social e satisfação com a vida).

Os conteúdos apresentados nesta unidade curricular incluem a apresentação, o conhecimento e a compreensão dos modelos que têm sido utilizados na modificação do comportamento individual e de grupos, principalmente associados à saúde e à doença, promoção e proteção da saúde e à prevenção primária, e sua relação com a psicologia da saúde.

Por conseguinte, esta unidade curricular tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma formação científica especializada no domínio da Psicologia da Saúde relacionada com o envelhecimento, que lhes permita desenvolver competências de atuação conducentes a boas práticas, integradas em contextos identificados, seja de saúde ou de doença, permitindo a ação planificada de prevenção de comportamentos de risco e de promoção da saúde e do bem-estar dos cidadãos das várias gerações e de vários grupos em contextos de saúde e da comunidade.