Esta unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos fundamentais para a avaliação da qualidade de solos e sedimentos, com base em parâmetros físico-químicos e biológicos. Serão abordadas as principais fontes de contaminação, os processos de transporte e destino de poluentes de origem agropecuária, bem como os métodos de amostragem, análise e interpretação de dados ambientais.
Ao longo do semestre, os estudantes terão contacto com normas e diretrizes nacionais e internacionais aplicáveis ao controlo da qualidade ambiental, desenvolvendo competências para a aplicação de metodologias analíticas e bioanalíticas na caracterização e monitorização de solos e sedimentos em contextos industriais, agrícolas e naturais.
A componente laboratorial da unidade curricular permitirá aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em situações práticas, promovendo a sua autonomia e pensamento crítico na resolução de problemas ambientais relacionados com a poluição do solo e sedimentos
- Teacher: Jorge Tavares